A nova estação exige atenção dos tutores nos cuidados com cães e gatos.
O inverno tem início oficial na próxima semana. Com a chegada da nova estação, é preciso estar atento à saúde dos pets. Durante os dias de frio, os filhotes e idosos são os pets que mais exigem atenção, no entanto, em qualquer fase da vida é necessário um cuidado extra.
Durante o inverno, os pets, assim como os humanos, sentem a diferença na temperatura e precisam de cuidados especiais para se manterem aquecidos e saudáveis. Confira estas dicas e saiba como cuidar do seu pet durante a estação mais fria!
Forneça uma caminha com cobertores
Durante os dias de frio, os pets precisam de uma caminha quente e confortável, com cobertores que ajudam na manutenção da temperatura corporal dos pets. Lembre-se de colocar a cama onde não haja corrente de ar. Para os gatos, caixas de papelão com cobertores podem ser excelentes abrigos aconchegantes.
Utilize roupinhas
Roupas para pets podem ser uma excelente opção para manter cães e gatos aquecidos, especialmente os que apresentam pelagem curta ou já estão na fase senil. Escolha peças confortáveis e que não restrinjam os movimentos.
Mantenha a rotina de exercícios
Mesmo com as baixas temperaturas, é importante manter a rotina de exercícios dos pets. Passeios diários ajudam a manter a saúde física e mental dos animais. Se estiver muito frio, opte por horários mais quentes do dia, como o final da manhã ou início da tarde, e reduza a duração dos passeios se necessário.
Cuide da alimentação
No inverno, os pets podem gastar mais energia para manter a temperatura corporal, o que pode aumentar o apetite. Consulte o médico veterinário para ajustar a quantidade de ração ou incluir suplementos alimentares se necessário. Lembre-se de oferecer água fresca sempre, já que a hidratação é fundamental em qualquer estação do ano.
Cuidados com a higiene
No inverno, a frequência dos banhos pode ser reduzida, mas a higiene não deve ser negligenciada. Use água morna e seque bem o pet após o banho para evitar que fique com a pele úmida e suscetível ao frio e ao desenvolvimento de doenças dermatológicas.
Cuidados redobrados com filhotes e idosos
Filhotes e pets idosos são mais vulneráveis ao frio. Para os filhotes, que ainda estão em fase de desenvolvimento, o frio pode ser ainda mais desafiador. Já os pets idosos podem ter problemas de saúde agravados pelas baixas temperaturas, como artrite. Ofereça mantas extras e consulte um médico veterinário para cuidados específicos.
Atenção aos sinais de frio
Alguns sinais indicam que o seu pet pode estar com frio, como tremores, busca constante por locais quentes e comportamento mais letárgico. Proporcione um ambiente confortável e observe o comportamento do seu pet para garantir que ele esteja aquecido.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais dicas como estas!