Carregando...

27.11.20 | Sem categoria

Como saber se meu gato está com carrapatos?

Garantir bem estar e qualidade de vida para seu pet, envolve também protegê-lo de parasitas e outras doenças. Mas você sabe identificar se seu bichano está com carrapatos? 

Essa dúvida é muito comum entre os tutores, pois os gatos têm o hábito de se limpar sozinhos. Por não ser algo fácil de identificar, é preciso estar sempre atento a saúde de nosso melhor amigo, por isso, trouxemos algumas informações essenciais para identificar se seu gato está ou não com carrapatos. 

O que são carrapatos? 

Antes de entrarmos mais a fundo no assunto, precisamos saber o que é um carrapato e porque ele é um visitante tão indesejado. Os carrapatos são da classe Arachnida, assim como as aranhas e escorpiões. No meio urbano, a espécie mais comum é a Rhipicephalus sanguineus, enquanto no ambiente rural é o Amblyomma cajennense e o Rhipicephalus microplus. Com isso, podemos concluir que os bichanos pode se contaminar tanto na cidade, quanto no campo. 

Gato tem carrapato?

Os gatos são conhecidos pelos seus hábitos de higiene, por isso a dúvida sobre eles terem ou não carrapatos é bem comum. Os gatos podem sim ter carrapatos, porém esse é um quadro raro. 

O hábito de se lamber frequentemente remove os parasitas, por isso, os gatos são hospedeiros bem incomuns. 

No entanto, gatos abatidos ficam mais propensos a se contaminarem com esses parasitas. Além disso, filhotes também são hospedeiros mais frequentes, já que não possuem força para se livrar dos carrapatos por conta própria. 

Sinais de contaminação 

Os gatos são muito livres e independentes, por isso não gostam de demonstrar que precisam de ajuda. Perceber que seu amigo não está legal, pode ser um desafio já que ele não irá demonstrar isso com facilidade. 

Alguns sintomas podem indicar que seu gato está com parasitas, confira: 

  • Coceira intensa;
  • Vermelhidão;
  • Queda de pelos,
  • Apatia.

Além de apresentar os sintomas acima, os carrapatos normalmente são grandes e fáceis de serem vistos a olho nu, por isso, ao mexer no pelo do animal fique atento para avistar algo. Caso sinta um caroço durinho e escuro ao fazer carinho no pet, fique atento, pois pode ser um carrapato. 

 

Como removê-los? 

Se você encontrou um carrapato em seu gatinho, o ideal é procurar ajuda de um especialista. Porém, às vezes, é necessário remover o parasita em casa mesmo. Neste caso, é recomendado o uso de medicamentos específicos para essa finalidade, pois caso o parasita seja arrancado de forma errada, seu aparelho bucal pode ficar preso na pele do bichano, causando alguns problemas. 

Caso isso aconteça, só irá prolongar a irritação, coceira e feridas no animal, sem contar que muitas vezes o gato não gosta de contato forçado, o que torna a tarefa ainda mais complicada de ser feita corretamente. 

Procure por produtos específicos para o fim dos carrapatos. Existem opções ágeis e eficazes, para que seu bichinho possa voltar a viver sem incômodos. 

 

Lembrando que animais com a saúde mais frágil ficam mais propensos a ter esse tipo de problema, por isso é muito importante manter, além uma boa alimentação, oferecer suplementos de qualidade. 

30.11.20 | Cuidados

CÂNCER DE PRÓSTATA EM CÃES: Como identificar?

Leia mais
27.11.20 | Sem categoria

Como saber se meu gato está com carrapatos?

Leia mais
25.11.20 | Sem categoria

Cuidados com os pets durante o calor

Leia mais

Quero ser um Revendedor!

Os suplementos e petiscos para cães e gatos são tendência no universo pet e a preocupação dos tutores com o bem-estar animal só cresce.
Seja nosso parceiro e amplie seu portfólio com produtos de qualidade e preço justo!
Enviar mensagem

Assine nossa newsletter

Fique antenado sobre como cuidar do seu melhor amigo!
Cadastre seu melhor e-mail e nós enviaremos todas as novidades para você!

Copyright 2020 BePet. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Jobs X
Aguarde