A cena clássica que vemos nos filmes é a do cãozinho indo buscar a coleira por conta própria e convidando seu tutor para dar uma volta. Porém, na vida real, nem sempre é assim que acontece. Por mais que o cachorro adore passear, tem animais que não conseguem se sentir verdadeiramente confortáveis utilizando esse item. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a fazer seu pet superar esse medo.
Deixe que o pet cheire o acessório
Ao comprar a coleira, muitos tutores já desejam colocá-la no animal sem o dar a chance de investigar o objeto. Isso pode ser extremamente assustador para o bichinho, afinal, estamos falando de um objeto novo, que limita a movimentação e ainda faz uma série de barulhos estranhos.
Permita que seu pet investigue o objeto, cheirando-o para que ele se sinta mais seguro. Deixe que ele se aproxime, sem força-lo ou colocando a coleira na sua frente. Ele precisa de tempo para que se familiarize com o objeto e passe a entender que ele é sinônimo de algo bom.
Escolha um local tranquilo para colocar a coleira
Assim que o pet deixar de ficar assustado com a aparência e barulhos da coleira, é hora de tentar colocá-la. Para isso, escolha um local tranquilo, sem muito barulho.
Com esse cuidado, as chances do animal ficar com medo novamente, são menores.
Outra dica é colocar a coleira e não segurar o bichinho, deixando o solto até que ele se acostume.
Utilize Petiscos Bepet para ajudar
Caso você ainda esteja com dificuldades em colocar a coleira em seu cachorro, lembre-se que todo treinamento tem como objetivo principal fazer com que o cão associe ações a coisas boas. No caso da coleira, podemos utilizar os Petiscos Bepet como aliados.
Utilize um bifinho saboroso para distrair o animal, enquanto você coloca a coleira nele. Caso ele fique travado com o objeto ao corpo, utilize o petisco para incentivá-lo a se movimentar.
Até que o passeio se torne verdadeiramente prazeroso, o cachorro poderá associar o ganho do bifinho como algo bom e compensatório para a coleira, facilitando sua adaptação.
Comece passeando dentro de casa
Depois que passamos da fase de colocar a coleira no animal, vamos começar a acostumá-lo a passear dentro de casa, onde é um local seguro e que ele está habituado a permanecer. Caso você tenha quintal, passeie por lá também, indo de um ambiente a outro. Fique sempre atento ao comportamento do animal para saber se ele está confortável e caso note que a resposta é negativa, pare e tente novamente mais tarde.
Outras dicas importantes são:
É preciso entender que os cães tem seu próprio tempo e seus medos também, respeitando-os até que se sintam seguros. O processo para que eles ganhem confiança com novas experiências é lento e varia de cachorro para cachorro, por isso, sempre fique atento aos sinais que seu melhor amigo emite para nunca forçá-lo a algo que ele ainda não está confortável.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais.