Neste Novembro Azul queremos alertar os tutores sobre os riscos de uma doença silenciosa em seus cãezinhos: o câncer de próstata.
Cachorros machos podem desenvolver a doença, porém, assim como para os humanos, com algumas atitudes preventivas é possível identificar e tratar da doença a tempo.
O mês de Novembro é marcado pela campanha de conscientização contra o câncer de próstata em homens, então por que não cuidar do seu cãozinho também neste período?
A campanha chama a atenção para a importância dos exames de rotina.
O foco na prevenção é vital, pois quando identificado cedo, as chances de tratamento da doença são consideravelmente maiores.
PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER EM CÃES
Como várias doenças em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma aparentar sinais claros. Porém, conforme o tempo passa e o caso se complica, podemos notar os seguintes indícios:
- Dificuldade em urinar;
- Gotejamento de sangue pelo pênis;
- Urina com sangue;
- Infecções urinárias que não respondem ao tratamento;
- Dificuldade ao defecar e/ou com fezes em formato de fita;
- Espasmos musculares (ao tentar urinar).
Além dos sintomas citados acima, o cachorro com câncer pode também apresentar quadros de vômitos, apatia e febre.
A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE
Como falamos anteriormente, as chances de tratamento da doença são maiores quando ela é descoberta precocemente. Em cães, existe um certo descuido quanto a realizar exames de rotina para check-up, o que pode complicar na identificação e tratamento de doenças graves.
Sabe-se que após o aparecimento do tumor, a castração não é mais eficaz, porém, quando ela é feita precocemente, ajuda a prevenir problemas de saúde e garante melhor qualidade de vida ao cão.
Alguns estudos foram realizados com partes genéticas que mostraram que, mesmo castrado, o cão tem chances de desenvolver a doença, porém, felizmente, a porcentagem de animais afetados é baixa com relação a outros tumores.
Como os sintomas começam a aparecer conforme o avanço da doença, a maneira mais eficaz para identificar o câncer, logo no início, é levando seu cão para check-ups regulares no médico-veterinário.
Durante a consulta, poderá ser realizada a palpação retal e poderão ser solicitados os seguintes exames:
- Raio-X;
- Ultrassom abdominal;
- Exames séricos (exame de sangue);
- Exames de urina.
Os exames devem ser realizados anualmente em cães machos adultos e idosos, não castrados. Eles representam o principal grupo de risco da doença.
COMO PREVENIR A DOENÇA?
Além de fazer o uso de medicamentos e o acompanhamento junto ao médico-veterinário, a principal forma de prevenção é a castração. Isso porque, embora os cães castrados possam desenvolver a doença também, por algum fator genético, estudos mostram que o procedimento é capaz de diminuir consideravelmente a ocorrência da doença.
Então está na hora de levar seu melhor amigo para um check-up com um médico-veterinário de confiança. Previna e garanta mais saúde e qualidade de vida para quem você mais ama. A BePet possui diversos suplementos para enriquecer a alimentação do seu animal, deixando-o mais forte e resistente.
Conheça nossos produtos no site.