É um momento de grande alegria saber que a sua pet se tornará mãe, não é mesmo?!
Porém, é comum não saber os cuidados nutricionais que ela deve receber durante o período gestacional. Por isso, preparamos essas dicas para você!
Gestação
A gestação da cadela dura em média 63 dias, nesse período, as fêmeas precisam receber cuidados especiais para a manutenção da gestação e posteriormente, para a lactação.
É importante se preocupar com a nutrição, uma vez que as deficiências, excessos e desbalanços nutricionais podem afetar o desempenho gestacional das fêmeas.
A má nutrição pode levar a mobilização de nutrientes da gordura corporal, musculatura e tecido ósseo da fêmea, prejudicando o crescimento e desenvolvimento da ninhada, ou até mesmo causando aborto.
Após o 40° dia de gestação, a demanda por energia e nutrientes aumenta, devido ao intenso crescimento fetal. Com isso, uma nutrição adequada nesta fase é fundamental para garantir a saúde da mãe e dos fetos.
A lactação também é um grande desafio para a fêmea, principalmente do ponto de vista nutricional.
Geralmente as cadelas amamentam os filhotes por até 6 semanas, porém eles já podem receber alimentos completos adequados para a fase de vida a partir da 4ª semana de lactação.
É comum as cadelas perderem até 10% do seu peso corporal durante a lactação, devido a mobilização de energia para a produção de leite.
Suplementação
A suplementação é uma importante ferramenta para manter a saúde da cadela e a viabilidade dos filhotes.
A deficiência de vitaminas ou minerais pode resultar em anemia, hipertensão, complicações no parto ou até mesmo provocar a morte da fêmea.
Os filhotes podem sofrer com aborto, retardo no crescimento, comprometimento da imunidade e malformações.
Dicas
Ofereça água em abundância para a cadela gestante;
Forneça alimento completo e de qualidade;
Pese a quantidade correta de alimento e divida em porções, pois ao final da gestação a fêmea tende a apresentar apetite reduzido. Sendo assim, deve-se buscar estratégias para estimular o consumo;
Higienize os comedouros para evitar a proliferação de microrganismos;
Esteja sempre atento às alterações de comportamento;
Leve a fêmea ao médico-veterinário para um acompanhamento gestacional e nutricional.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog.